10 Benefícios do carvão ativado – Para que serve?

Facebook
WhatsApp
Twitter

O carvão ativado é um dos remédios mais usados no mundo ao longo de vários séculos. É um potente tratamento natural utilizado até nos dias atuais.

Conhecido por seus vários benefícios, desde clarear os dentes, curar ressaca e salvar casos de envenenamento e overdose.

Esse artigo tem tudo que precisa saber sobre seus benefícios e se realmente funcionam. Tudo baseado em pesquisas sérias e estudos científicos.

O que é carvão ativado?

Não confunda com o carvão vegetal usado como combustível, lenha ou na churrasqueira.

O carvão ativado é semelhante ao carvão comum visualmente falando. Ele pode ser feito de casca de coco, madeira e outras fontes, porém passa por todo um processo que o torna mais poroso e seguro de tomar por via oral.

Como funciona?

O carvão ativado atua como um ímã de substâncias químicas. Absorve esses compostos químicos, impede a absorção pelo nosso organismo e eliminando nas fezes.

O processo que torna a textura do carvão poroso tem um carga elétrica negativa, que atrai moléculas positivas, como gases, produtos químicos e substâncias tóxicas.

Para que serve?

Existem vários benefícios do carvão ativado, porém, nem todos eles são comprovados cientificamente. Vejam as suas indicações:

  • Envenenamento e Overdose
  • Ressaca
  • Clarear os dentes
  • Diminuir o mau cheiro corporal e mau hálito
  • Melhora função renal
  • Diminuir nível de colesterol
  • Diarreia causada pelo câncer
  • Diminuir os gases
  • Indigestão
  • Detox na pele (limpeza, cravos e espinhas)

Saiba como usar o carvão aqui para cada função acima. Também falaremos de cada um desses benefícios, mas podem acompanhar abaixo:

Envenenamento e Overdose

Tem capacidade de se ligar a vários tipos de drogas e toxinas, que impede o corpo de absorvê-las. Ele funciona como um anti-veneno, trata casos de overdose por drogas e remédios.

Um estudo mostrou que uma dose de 50-100 gramas de carvão ativado em até 5 minutos, após ingestão de remédio ou droga, reduz em 74% a absorção do organismo. O número diminui para 50% em até 30 minutos. 20%, em até 3 horas.

Apesar de não existir um estudo que comprove, a aplicação do carvão é eficaz para tratar picadas de insetos e cobras sobre a pele.

Por outro lado, nem todo caso de intoxicação o carvão é eficaz, como metais pesados, potássio, ácido, lítio ou ferro.

Ressaca

O carvão é usado em vários remédios para evitar a ressaca.

Ele consegue reduzir os níveis de álcool no sangue.

O carvão ativado de alguma maneira consegue reduzir os efeitos do álcool no organismo e evitar a ressaca.

Clarear os dentes

Usar carvão ativado para escovar os dentes podem promover o clareamento dos dentes naturalmente

O carvão absorve a placa e outros compostos que mancham os dentes. Isso resulta no [aparentemente] “branqueamento” dos dentes.

Não existem pesquisas mostrando a real eficácia no clareamento dental, pelo contrário. Provaram que branqueadores usados por dentistas tem eficácia maior em cerca de 20-60%.

Devido ao alto poder de abrasão, o uso frequente ou incorreto do carvão pode desgastar o esmalte dos dentes e acabar mostrando uma camada mais amarelada.

Promove função renal

Ele melhora a função renal, conseguindo eliminar resíduos tóxicos. Isso é muito útil para quem sofre de doença nos rins.

Ele funciona reduzindo resíduos que os rins tem a função de filtrar. Pacientes com problemas nos rins, tem dificuldade ou não podem filtrar esses resíduos.

Existem dois estudos. Um demonstrou a melhora na função renal com uso de carvão ativado. Outro estudo (2) mostrou uma diminuição nos resíduos e nos níveis de ureia no sangue.

Reduz odor corporal

O carvão é capaz de absorver com substâncias que causam mau cheiro no corpo, funcionando como uma esponja. Isso reduz o odor corporal e mau hálito.

Existe uma síndrome chamada TMAU (síndrome do odor de peixe) que traz um cheiro ruim. Ela é uma condição genética. Quem sofre com essa síndrome não é capaz de converter a TMA em compostos “não fedorentos”, que são eliminados na urina e nas fezes.

Estudos comprovaram que o carvão liga aos compostos fedorentos (TMA) e consegue eliminá-lo pela urina e fezes. Após 10 dias ingerindo carvão ativado, os níveis de TMA foram reduzidos.

Diminuir nível de colesterol

O carvão ativado pode reduzir os níveis de colesterol. Ele se liga aos ácidos bilares que contém colesterol no intestino e impede o corpo de absorver.

Foi realizada uma pesquisa que mostrou uma redução de 25% do LDL (colesterol ruim), além de aumentar em 8% no HDL (colesterol bom) após ingestão de 24 gramas de carvão.

O problema que essa pesquisa é antiga e não tem nenhuma mais recente para comprovação.

Diarreia causada pelo sangue

Existe um medicamento usado no tratamento contra o câncer conhecida como Irinotecano (Zodiac, Moc, Lipossomal, Bergamo…). Um dos seus efeitos colaterais é a diarreia.

Pesquisas mostraram que o carvão ativado diminui a diarreia durante o tratamento com irinotecano.

Diminuição dos gases

Estudos mostram que o carvão ativado reduz a produção de gás após a refeição e ingestão de alimentos.

Também é possível reduzir o mau cheiro das flatulências (peido).

Indigestão

O carvão ativado reduz a dor, incômodo e inchaço causado pela ingestão de alimentos e bebidas.

Ele também serve para casos de mal estar após as refeições.

Detox na pele

Ele mostrou eficácia no tratamento contra cravos e espinhas.

Ele promove a limpeza da pele, removendo a oleosidade em excesso, reduzindo os poros e cravos. O carvão ativado é capaz de eliminar danos externos, como resíduos de maquiagem, poluição e toxinas. Com tempo ele promove um clareamento natural.

Esses são todos os benefícios e vantagens baseados em pesquisas e estudos. Se restar alguma dúvida, basta perguntar nos comentários abaixo.

FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL

BIOLENA

Suplemento Carvão Ativado - Horbaach, 780mg, 180 Cápsulas
R$169,99
COMPRAR

9 Comentários

  1. Ana Lúcia de Souza kayatt disse:

    Tanto faz tomar em cápsula ou em pó para o tratamento de mal hálito? Quantos comprimidos por dia? Em pó são quantas colheres e quantas vezes ao dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *