Carvão ativado emagrece?

Facebook
WhatsApp
Twitter

O principal evento de dezembro é o Natal. Além disso, por ser o último mês do ano, as expectativas para uma nova temporada são grandes.

Durante essa época, as festas e confraternizações com amigos e colegas de trabalho também são bem esperadas.

Sendo assim, geralmente, é um período que comemos mais e, claro, nem sempre nos alimentamos de forma saudável.

Nesse contexto, até o começo de janeiro é comum vermos pessoas tentando fazer algum tipo de detox no organismo.

Um dos ingredientes conhecidos para ajudar nesse processo é o carvão ativado.

Mas será que, de fato, o carvão ativado faz emagrecer? Se sim, o carvão ativado emagrece quantos quilos? São muitos questionamentos, né?

Então, pensando em sanar possíveis dúvidas sobre o assunto, hoje, decidimos explorar mais esse tema. Quer saber mais sobre?

Para que serve carvão ativado?

Nos últimos anos, o material em questão se tornou mais conhecido. Apesar disso, muita gente ainda não sabe para que serve carvão ativado.

Sendo assim, explicaremos da melhor forma possível para que não haja dúvidas.

Embora seja um carvão, o ativado – também chamado de carvão ativo – é bem diferente do que utilizamos para assar uma carne, por exemplo.

Isso porque ambos têm funções e proveniências diversas: enquanto o tradicional é oriundo de uma madeira mais dura e resistente, como a lenha, o carvão ativado tem origem na combustão de vários tipos de madeira.

Além disso, ele também pode ser feito a partir de cascas de coco.

Esse procedo de queima acontece diante de temperaturas bem elevadas, podendo variar entre 800ºC e 1000ºC.

Fazendo dessa maneira, o carvão ativado não consegue ser queimado completamente e, assim, não perde sua principal característica: a porosidade.

Falando nisso, é por meio desse atributo que o material em questão apresenta um efeito que nos é bem útil diariamente: a permeabilidade.

Por causa disso, o carvão ativado é comumente comparado com uma esponja. Esta, por sua vez, é conhecida por absorver substâncias.

Sendo assim, com o carvão ativado não é diferente. Além da questão da absorção, ele apresenta outras qualidades que serve para os seguintes casos:

  • Absorção de gases
  • Desintoxicação
  • Desodorização
  • Filtração

Onde o carvão ativado pode ser utilizado?

É sempre bom conhecer as vantagens de utilizar o carvão ativado. Por conta das propriedades citadas acima, tal material pode ser usado em muitos casos: dentro de casa, o carvão ativado faz parte da estrutura dos filtros de água.

Assim, ele consegue proporcionar uma melhor qualidade dessa bebida.

Para além disso, o material em questão também pode ser utilizado em casos de emergência, como envenenamento e intoxicação alimentar ou por drogas.

Sendo assim, é bem quisto dentro do ramo hospitalar. No mais, o carvão ativado também é utilizado pela indústria da beleza, pois contribui para uma melhoria do aspecto da pele e do cabelo.

Por fim, mas não menos importante, em alguns casos, muitas pessoas utilizam o carvão ativado em sucos detox, pois acreditam que o carvão vegetal ativado emagrece. Será que isso é verdade?

Carvão vegetal ativado emagrece?

Vivemos em uma sociedade que o padrão corporal ainda é muito valorizado.

Não é à toa que várias pessoas sofrem com transtornos alimentares, psiquiátricos e de saúde no geral para se encaixarem na condição se um corpo magro que é considerado esbelto.

Por isso que, durante as festas de fim de ano, que costumamos nos alimentar mais e, muitas vezes, fazendo refeições mais gordurosas, a procura por sucos detox após esse período é grande.

Nos últimos anos, o carvão ativado foi muito utilizado nessas bebidas. No entanto, não há uma comprovação cientifica de que, de fato, o carvão ativado emagrece.

Sendo assim, é preciso ter cuidado!

Todo processo de emagrecimento deve ter um acompanhamento nutricional e, em muitas situações, o acompanhamento psicológico também é válido.

Dessa maneira, é importante se consultar com profissionais que possam te orientar.

Fazendo dessa maneira, um nutricionista pode te explicar e sanar suas dúvidas se o carvão ativado faz emagrecer ou não.

Se sim, qual a dosagem deve ser utilizada e qual a melhor forma de ser utilizado: carvão ativado em pó, comprimido ou tabletes.

Além disso, tal profissional também te alertará aos possíveis efeitos colaterais e as contraindicações.

Efeitos colaterais e contraindicações do carvão ativado

Como citamos anteriormente, um nutricionista poderá te explicar melhor e com mais detalhes sobre os possíveis efeitos colaterais.

No entanto, é importante ressaltarmos que possíveis tais reações podem ser lidas na bula do carvão ativado.

Os principais efeitos são notados, principalmente, quando utilizado em excesso.

Isso porque o carvão ativado pode causar escurecimento das fezes, vômitos, constipação – mais conhecido como prisão de ventre – e diarreia.

O material em questão também não é indicado para qualquer pessoa.

Geralmente, gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas com problemas gastrointestinais e com obstrução intestinal não devem fazer uso do carvão ativado.

No mais, pessoas que têm alguma hipersensibilidade aos componentes da fórmula também não devem utilizar tal material.

Por isso, para evitar situações desagradáveis e problemáticas, como o agravamento de determinados casos por conta do uso do carvão ativado, se consulte com um médico.

E aí, gostou do nosso artigo?

Você já usou carvão ativado?

Para qual situação?

FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL

BIOLENA

Suplemento Carvão Ativado - Horbaach, 780mg, 180 Cápsulas
R$169,99
COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *