Carvão clareia os dentes? Mitos e Verdades

Facebook
WhatsApp
Twitter

A cada dia o carvão ativado fica mais popular. Com tantos benefícios para saúde, acabei criando esse site. Um desses benefícios é o clareamento dental com carvão, mas será verdade?

Apesar de parecer assustador no começo, usar o carvão ativado nos dentes não é tão incomum. Em alguns países como a Índia, o carvão já era usado para clarear os dentes naturalmente.

Existem vários benefícios do carvão aqui. Vejam todos eles!

Atenção! Não estamos falando do carvão de churrasco e nem mineral. Esse tipo de carvão para churrasqueira não é seguro para consumo. O carvão próprio para consumo é o vegetal ativado, onde ele passa por um processo de aquecimento que torna seguro para consumo.

Como o carvão funciona?

Para explicar de forma mais clara, vamos imaginar o carvão como uma “esponja”. Ele é atraído por substâncias tóxicas e químicas. Ele absorve e eliminam as substâncias ruins.

Ao consumir o carvão ativado, ele age como uma esponja por onda passa e é eliminado pelo sistema digestivo, pois nosso corpo não é capaz de absorvê-lo.

Clareador dental? Mito ou Verdade?

Verdade! Nos dentes o carvão age da mesma forma. Ele remove todas as toxinas que os alimentos e bebidas (café, chás, corantes…) consumidas, deixam nos dentes, clareando, dando um aspecto mais branco, limpo e liso.

Existem muitas resultados pela internet, com antes e depois. Cuidado, muitos deles são falsos e servem para promover determinados produtos.

Carvão branqueiam os dentes?

O carvão só consegue devolver a cor natural dos seus dentes, ou seja, clarear as manchas causadas por alimentos e bebidas ao longo dos anos. Embora muitas pessoas considerem o resultado bom, para um efeito branqueador satisfatório, recomendamos procurar um dentista para fazer o clareamento com peróxido de hidrogênio ou carbamida.

Riscos de usar carvão ativado

Embora o carvão ativado pareça ser eficaz para clarear manchas dos dentes, ele é muito abrasivo e precisa de muita atenção na hora de usar nos dentes. Por isso o CFO (Conselho Federal de Odontologia) não recomenda o uso sem recomendação.

Os dentes, ao contrário do cabelo, não tem o poder de regeneração. Ao usar uma substância muito abrasiva, ela pode desgastar o esmalte dos dentes e mostrar a dentina, uma camada mais amarelada dos dentes. Isso significa que não será possível reverter o quadro.

Não tem problema em engolir o carvão ativado. O seu consumo não faz mal.

Como usar o carvão nos dentes de forma segura?

Existe creme dental Bamboo Charcoal (importada) vendida na Bar Men’s aqui, considerada segura para uso. A Close Up também comercializa uma pasta de dente com carvão de bambu, mas dificilmente encontra e não tem o mesmo poder de clareamento.

Ambas contém teor abrasivo seguro para uso nos dentes. Uma quantidade considerada segura não deve ultrapassar 200 RDA (abrasividade relativa à dentina).

Pó de carvão

Você também pode usar carvão em pó e fazer uma receita caseira mais segura. Outra opção é comprar a cápsula.

Abra a cápsula e coloque o carvão na escova. Escove lentamente (NÃO USE FORÇA) os dentes e deixar agir dentro da boca por 2-3 minutos. Enxague a boca e escove com uma pasta de dente comum para remover o carvão.

Repita esse procedimento por uma semana, NÃO MAIS que isso. Várias pessoas sofreram erosão dos dentes por uso excessivo do carvão ativado.

Outra maneira eficaz e segura para usar carvão é fazendo gargarejo com pó de carvão por alguns minutos, sem escovar. Nesse caso, pode utilizá-lo diariamente.

FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL

BIOLENA

Suplemento Carvão Ativado - Horbaach, 780mg, 180 Cápsulas
R$169,99
COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *