Carvão ativado feito em CASA – É possível?

Facebook
WhatsApp
Twitter

O carvão ativado é conhecido como “antídoto universal” há milênios por diversos povos ao redor do mundo, mas foi apenas nos últimos anos que essa substância se tornou tão popular.

Hoje em dia os usos do carvão ativado vão muito além de casos de intoxicação – ele é usado para na pele, nos cabelos e até mesmo nos dentes.

Assim como ocorre com qualquer outro produto que ganha certo destaque, tutoriais do tipo DIY (faça-você-mesmo) começaram a surgir na internet.

A ideia de poder ter essa substância super útil sempre que quiser sem precisar gastar rios de dinheiro é tentadora.

Mas será que o carvão “ativado” caseiro possui as mesmas propriedades do carvão ativado comercializado?

Será que eles possuem a mesma ação absorvente?

É isso que vamos responder agora. Vem com a gente!

Como é feito o carvão ativado industrializado?

Para que possamos responder essa questão da melhor maneira possível, é importante que você entenda como funciona o processo de produção do carvão ativado comercializado.

Muitas pessoas acreditam que o carvão ativado nada mais é do que carvão próprio para churrasco triturado, mas não é bem assim.

Ambos são vegetais, criados a partir da queima de madeira, mas enquanto o carvão vegetal normal vem da queima de madeira bruta, o ativado vem da queima de lascas de madeira.

As lascas de madeira na grande maioria das vezes passam por um processo conhecido como pirólise, que consiste na decomposição de substâncias em um ambiente com nenhum ou pouquíssimo oxigênio e com temperaturas extremamente elevadas.

E com “extremamente elevadas” nos referimos a temperaturas de 800°C a 1000°C.

Para você ter uma noção, um fogão doméstico comum consegue alcançar, no máximo (e com muito esforço), 300°C.

Como o carvão “ativado” caseiro é feito?

Agora vamos analisar a maneira como o carvão “ativado” caseiro é feito.

O tutorial com mais visualizações no YouTube (quase 1 milhão) tem menos de 4 minutos de duração e se vende como sendo super prático.

O youtuber usa blocos de madeira leve, porosa e livre de resinas. Os blocos são colocados em uma lata de leite comum e fechados com a tampa da lata furada bem no centro com a ajuda de um prego e martelo.

A lata vai para o fogo e fica lá até que a fumaça pare de sair pelo buraco criado – o que demora cerca de 20 minutos. Depois o youtuber diz que basta esperar esfriar e o carvão “ativado” caseiro está pronto.

Não recomendamos nem um pouco que você tente reproduzir esse tutorial na sua casa por diversas razões.

Em primeiro lugar, o carvão criado a partir desse processo não é ativado.

Ele pode, sim, ter certa ação absorvente (assim como o carvão vegetal comum também tem) e ser útil em algumas utilizações, como na filtragem de água, mas não significa que tem as mesmas propriedades que o carvão ativado.

Ou seja, tentar fazer carvão ativado em casa seguindo tutorias desse tipo não é tão útil quanto parece.

Mas esse nem é o maior problema do carvão “ativado” caseiro.

Lembra quando dissemos que o youtuber usa um tipo específico de madeira? Então, durante a explicação ele diz que rolhas de vinhos também podem ser utilizadas.

Isso é bastante perigoso quando levamos em conta que muitas delas são sintéticas e cheias de química.

Ao submeter essas substâncias a uma temperatura elevada você poderá liberar diversas reações químicas que podem ser prejudiciais a sua saúde.

O mesmo tipo de problema existe em relação a lata de leite utilizada.

Como um seguidor pontuou muito bem na seção de comentários, esses materiais geralmente possuem um verniz, o que pode deixar o carvão com resíduos indesejados.

Então é impossível fazer carvão ativado em casa?

Também não é bem assim…

Mas para que isso seja possível é preciso bem mais do que alguns pedaços de madeira e uma lata de leite.

Cody do canal CodyLab’s, outro youtuber muito conhecido por seus experimentos, tentou fazer carvão ativado na sua casa em março de 2019 e o resultado foi impressionante.

Ele não só conseguiu o que queria, como seu carvão ativado “caseiro” demonstrou em testes uma ação absorvente superior à ação do carvão ativado comercializado. Surpreendente!

Mas, obviamente, Cody precisou de muito mais tempo, esforço e material. Sem contar que o youtuber possui anos e anos de experiência com química e acesso a equipamentos superpotentes e modernos.

Conclusão

A não ser que você tenha um verdadeiro laboratório em casa, com diversos equipamentos, materiais e ferramentas específicas, é extremamente improvável que consiga fazer carvão ativado de verdade.

Como citamos anteriormente, a ação absorvente do carvão ativado “caseiro” pode até ser útil em alguns usos, mas não será muito eficiente em outros, como casos de envenenamento, por exemplo.

Resumindo, sempre opte por comprar carvão ativado de verdade e que realmente pode ser útil em casos de emergência.

E aí, o que você achou desse post?

Ele te ajudou de alguma forma?

Conta para gente sua opinião aqui nos comentários!

FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL

BIOLENA

Suplemento Carvão Ativado - Horbaach, 780mg, 180 Cápsulas
R$169,99
COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *