Sabonete de carvão Assepxia – Funciona?
05/04/2019
Carvão e limão para diminuir inchaço e gases
26/06/2019

Máscara de carvão – Usar ou Não? Descubra!

Muito vem se falando sobre a máscara de carvão ativado. Várias blogueiras e canais no Youtube vem mostrando tutoriais e receitas para usar o carvão no rosto, mas será seguro? Saiba tudo sobre a máscara a base de carvão ativado.

Existem vários benefícios e indicação do carvão ativado, inclusive já divulgamos todos eles em nosso site.

Marcas de cosméticos vem desenvolvendo máscaras faciais a base de carvão vegetal (não é o carvão de churrasqueira). Elas servem para remover a oleosidade da pele, eliminar cravos e espinhas. Será que funciona?

Máscara feita de carvão funciona?

Sim! Antes de sair usando e preparando sua máscara caseira, leia todo esse artigo primeiro.

Um estudo¹ mostrou evidências que a máscara de carvão ou argila são antibacterianas. Determinadas bactérias estão associadas a acne, devido a essas características, ele pode combater as bactérias causadoras da acne.

Apesar de não existir estudos comprovando, minha experiência com carvão ativado mostrou um ótimo resultado para absorver a oleosidade da pele, tornando um ótimo tratamento para pele oleosa.

Existe artigo² científico mostrando o poder do carvão ativado na absorção de toxinas. Usando na máscara age como um detox, absorvendo e limpando os danos externo, tais como, poluição, sujeira e impurezas.

Combiná-lo com outros ingredientes (cola e gelatina) ajuda a desobstruir os poros e remover os cravos. A maneira mais segura é usando a gelatina. Determinadas marcas de cola contém ingredientes químicos não seguros para uso na pele.

Resumindo, para que serve?

  • Máscara de limpeza
  • Detox
  • Tratar espinhas
  • Remover excesso de oleosidade
  • Antibacteriano

Não existe evidência no clareamento de manchas, mas possui efeito iluminador após o uso, deixando as manchas menos evidentes.

Por que não usar máscara de carvão caseira?

Apesar de todos os benefícios dessa máscara, ainda existe perigo de usar. Algumas receitas feitas em casa trazem mais riscos do que vantagens para nossa pele.

Existem alguns vídeos no Youtube mostrando como usar a máscara. Porém, utilizar algumas receitas necessitam de bastante cuidado e moderação.

Conforme divulgado no site Catraca, vimos alguns vídeos e notamos a região bastante avermelhada e irritada após a aplicação.

Por outro lado, temos o vídeo do canal da Luana Viana ensinando como fazer uma receita caseira. Tem vários depoimentos positivos e comentários elogiando o resultado. Veja abaixo!

O ideal é usar uma máscara própria, comercializada e autorizada pela ANVISA ou FDA (ANVISA americana). Vejamos algumas das melhores marcas:

Onde comprar máscara de carvão?

Assim como você pode comprar a cápsulas de carvão aqui para fazer sua própria máscara, existem outras marcas comercializando a máscara pronta.

Máscara Facial Purificadora Sistema de Desintoxicação com Carvão Ativado

Essa é uma máscara importada fabricada pela marca Giovanni. Contém cinza vulcânica e carvão ativado, agindo nas impurezas e toxinas mais profundas. Ainda contém açaí e gojy berries para deixar a pele limpa e mais jovem.

Ela é vendida apenas no site da Biovea. Basta procurar pelo código 12104 ou por máscara de carvão.

Máscara Carvão Vegetal – Océane

Esse é um produto de aplicação única para ser usado direto no rosto. Ela age na limpeza, diminui os poros dilatados e cravos.

Máscara Peel Off – Hinode

 

Ideal para remover os cravos e purificar a pele, deixando mais limpa e saudável. Veja uma resenha dela no blog da Talita.

Máscara de cartão Clear Proof – Mary Kay 

Realiza uma limpeza profunda. Penetra três camadas da pele para remover as impurezas e diminuir os cravos.

2 Comentários

  1. […] esta razão, o carvão ativado vem sido muito utilizado em cremes faciais, máscaras, sabonetes entre outros produtos voltados aos cuidados com a pele, uma vez que o carvão ativado […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *