Posso escovar os dentes com carvão de churrasco?

Facebook
WhatsApp
Twitter

O estilo de vida mais natural, que utiliza a natureza como fonte principal de tratamento e cura, já estava se popularizando nos últimos anos, mas durante a pandemia de Covid-19 ganhou ainda mais destaque.

Trocar os industrializados por produtos naturais não é apenas benéfico para a saúde humana, como também para o meio ambiente.

Uma das trocas mais famosas que foram assunto nos últimos anos foi a dos cremes dentais por carvão, mas ela ainda divide opiniões de pessoas e especialistas, além de despertar muitas dúvidas.

Você quer saber se pode usar carvão de churrasco nos dentes?

Vamos te contar tudo sobre essa famosa prática nesse texto. Leia até o final para descobrir!

O carvão de churrasco

O carvão de churrasco, como o próprio nome sugere, foi feito para churrascos, embora muitas pessoas encontrem outros usos para ele, seja no cuidado das plantas ou na escovação dentária.

Ele é um dos ingredientes principais das tardes de churrasco brasileiras, mas muitas pessoas nunca pararam para reparar no produto ou entender do que se trata.

Existem muitas receitas na internet e vídeos falando que você pode usar carvão de churrasco nos dentes, o que começou a atrair a atenção das pessoas para esse produto.

Existem muitos tipos de carvão para churrasco, mas aqui no Brasil o que mais usamos é o vegetal. Ele é feito por meio de um processo denominado pirólise e tem a lenha como principal matéria-prima.

O processo de pirólise ocorre deixando a lenha extraída de diversos tipos de madeira em um lugar completamente fechado, sem umidade, a temperaturas que variam entre 400 e 500 graus Celsius.

Como é extraído de meio vegetal, é normal que você pense que pode usar carvão de churrasco nos dentes, mas isso pode ser um engano, como veremos a seguir.

Carvão ativado: o que é

O carvão ativado é o mais conhecido entre todos por ser o mais usado nas receitas para clareamento dental caseiro.

Nas suas pesquisas para descobrir se pode usar carvão de churrasco nos dentes, você já deve ter ouvido falar dessa forma, que vem em formato de pó, dentro de capsulas.

As receitas indicam que para usar carvão ativado para clarear os dentes, você deve abrir as capsulas e despejar o conteúdo na escova de dentes, e então escovar normalmente como se fosse pasta de dente.

Quem usa sempre confirma o potencial clareador do carvão ativado e é por isso que muitas pessoas pensam que podem usar carvão de churrasco nos dentes.

O carvão ativo (ou ativado) tem muitas propriedades boas, como a desintoxicação do organismo, já que tem a capacidade de se ligar a toxinas carregadas positivamente.

É justamente por causa dessas propriedades que as pessoas o veem como um poderoso agente de limpeza dentária.

Acredita-se que ao ser aplicado, o carvão ativo vai se ligar às microtoxinas que mancham os dentes e que, ao ser removido com a escova de dentes e com água, levará elas junto como faz dentro do organismo humano.

Posso usar carvão ativado de churrasco nos dentes?

E em meio a tantas informações sobre esse produto, logo surge a dúvida: “posso usar carvão ativado de churrasco nos dentes?”. E é nas respostas dos blogs que o perigo mora!

Embora seja muito falado que você pode usar carvão de churrasco nos dentes, o primeiro ponto a ser ressaltado nesse tópico é que não existe carvão ativado de churrasco.

Muitos sites na internet e pessoas pensam que como se trata de carvão, os dois produtos são iguais. Por isso é tão divulgado que você não apenas pode escovar os dentes com carvão de churrasco.

A questão é que apesar de ambos serem carvões vegetais, eles são fundamentalmente diferentes e é nessa diferença que o carvão de churrasco se torna prejudicial.

Os processos para confecção do carvão para churrasco e do carvão ativado são completamente diferentes e enquanto um tem a capacidade de virar pó e ser encapsulado, o outro mesmo triturado não vira pó.

Dito isso, é preciso ressaltar que apesar de as receitas caseiras serem uma boa ideia, os odontologistas ao redor do mundo dizem que você não pode usar carvão de churrasco nos dentes.

E se você quer saber o motivo pelo qual não pode usar carvão de churrasco nos dentes, nós explicamos:

O carvão de churrasco é abrasivo, ou seja, causa desgaste, principalmente quando o assunto é a escovação, que o esfrega nos dentes.

Outro ponto que leva os odontologistas em todo o mundo a acreditarem que o paciente não pode usar carvão de churrasco nos dentes é o fato de que uma revisão feita pelo Journal of the American Dental Association (JADA) não encontrou resultados conclusivos sobre o efeito.

Um estudo também notou que o carvão pode resultar em alterações na superfície do esmalte dentário sem causar qualquer alteração na cor do dente.

Isso significa que você não pode usar carvão de churrasco nos dentes, mas não significa que está proibido o uso do carvão ativo.

Embora não existam comprovações científicas a respeito da eficácia do carvão ativo, muitas pessoas usam e comentam seus efeitos positivos no organismo.

E as pastas de dente que usam carvão?

É normal que você fique confuso ao descobrir que não pode usar carvão de churrasco nos dentes quando existem tantas pastas dentais no mercado utilizando esse produto na composição.

Como falamos acima, o uso do carvão ativo que é vendido em capsulas não é vetado, mesmo que também não seja aconselhado por odontologistas.

É com essa versão que as pastas de dentes são feitas.

Assim, apesar de a resposta ser que você não pode usar carvão de churrasco nos dentes para clarear, o uso do carvão ativo pode ser um bom substituto natural para as pastas de dente industrializadas.

Vale lembrar que carvão ativo, pastas de dentes ou outras receitas caseiras não devem substituir a visita regular ao dentista e o aconselhamento desse profissional.

Gostou de descobrir se você pode usar carvão de churrasco nos dentes?

Então compartilhe para que mais pessoas fiquem informados a respeito dessa receita caseira!

Você já usou carvão ativo no dente? Conta aqui nos comentários quais foram os seus resultados!

Fontes: (1) (2) (3) (4)

FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL

BIOLENA

Suplemento Carvão Ativado - Horbaach, 780mg, 180 Cápsulas
R$169,99
COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *