Riscos e benefícios do uso do carvão ativado nos dentes

Facebook
WhatsApp
Twitter

O carvão ativado é um material granular produzido principalmente pela torrefação de carvão de cascas de coco ou carvão a 800 a 1000 ° C para “ativá-lo”.

Uma forma muito mais pura de carvão ativado é produzida por grânulos de polímero de pirólise.

O carvão ativado é um carvão carregado positivamente que atrai contaminantes carregados negativamente e produtos químicos como o cloro.

O carvão ativado é feito principalmente das seguintes três matérias-primas: carvão betuminoso, madeira e casca de coco.

Com ele é possível fazer vários produtos, como por exemplo a pasta de dente a base de carvão ativado.

O creme dental com carvão ativado é um sucesso mundial.

O carvão ativado na pasta de dente pode ajudar a remover manchas superficiais dos dentes.

No entanto, não há evidências de que tenha qualquer efeito nas manchas abaixo do esmalte do dente ou que tenha um efeito clareador natural.

Embora o carvão ativado tenha alguns benefícios comprovados, não há evidências científicas suficientes para incluir o clareamento dos dentes como um deles.

O carvão ativado possui alta capacidade abrasiva e seu uso pode causar sérios problemas para os dentes e gengivas.

O caso do carvão ativado é que existem muitos vídeos que circulam nas redes sociais, onde as pessoas aparecem para escovar os dentes com esse produto “milagroso” e afirmam que ele remove manchas e branqueia o esmalte de forma rápida e econômica.

O carvão ativado tem uma grande capacidade abrasiva, é como se estivéssemos lixando os dentes.

Qual a quantidade segura para usar a pasta de dente de carvão ativado?

É importante esclarecer o que é o carvão na pasta de dente. Os dentistas explicam a ciência por trás dessa tendência dentária.

Há limonada com carvão, sorvete de carvão e até pasta de dente com carvão para limpar os dentes depois.

Os defensores e comerciantes de pasta de dentes com carvão afirmam a capacidade de absorver substâncias tóxicas na boca e clarear os dentes.

A pasta de dentes com carvão (como os suplementos de carvão da moda e produtos de beleza) é uma combinação feita com carvão ativado, uma forma de carvão calcário que foi tratada.

A substância tem sido usada há séculos para atingir diferentes objetivos ambientais e médicos.

Essa é a lógica que inspira a crença de que o carvão ativado pode ter a capacidade de absorver toxinas do corpo e manchas de dentes.

A teoria é que o carvão ativado se agarra a manchas e germes, deixando você com um sorriso mais branco e limpo.

As pesquisas sugerem que o carvão ativado, quando incluído na pasta de dente, pode auxiliar na remoção de manchas nos dentes.

Mas ainda não vimos evidências fortes de que tem um efeito profundo nas manchas que ocorrem sob o esmalte.

Riscos e benefícios de usar carvão ativado para escovar os dentes.

Riscos

Esse hábito pode não deixar os dentes mais saudáveis e há algumas evidências de que a pasta de dentes com carvão pode ser ruim para eles.

Uma pesquisa do Jornal de Física descobriu que escovar com carvão ativado aumenta a aspereza do esmalte dos dentes, o que pode tornar mais fácil para as bactérias aderirem à superfície.

E pode não os manter mais brancos com o tempo. E uma revisão do Jornal Americano de Dentistas Associados avaliou 50 diferentes cremes dentais de carvão concluiu que os dentistas devem “aconselhar seus pacientes a serem cautelosos” ao usar esses produtos.

Ao escovar o carvão ativado nos dentes, os poros do carvão ativado atuam ligando-se às áreas ásperas encontradas nos dentes, alguns exemplos são manchas superficiais e placa.

Mas nem todo mundo terá dentes mais brancos com carvão ativado porque ele não pode tratar dentes profundamente manchados ou amarelados naturalmente.

Resumindo: há muito que não sabemos sobre o carvão ativado no momento, e não há evidências suficientes para provar que ele pode clarear seu sorriso enquanto mantém seus dentes saudáveis.

Você pode encontrar uma variedade de produtos odontológicos contendo carvão ativado nas prateleiras das lojas, de pastas de dente a kits.

Mas, apesar de sua popularidade, não há evidências científicas que apoiem os benefícios do carvão ativado para os dentes.

A textura abrasiva do carvão ativado pode até prejudicar em vez de clarear os dentes, desgastando o esmalte dentário. É importante proteger os dentes usando produtos que não desgastem o esmalte.

Benefícios

“Um sorriso é uma luz na janela da alma indicando que o coração está em casa”, esta é uma frase famosa que descreve a importância de um sorriso brilhante e maravilhoso.

O carvão ativado é bom para infecção dentária e prevenção de cáries que contribuem para a descoloração dos dentes.

O carvão ativado, que é um alcalino, neutraliza os ácidos e é capaz de tratar as cáries e prevenir a descoloração dos dentes.

 

FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL

BIOLENA

Suplemento Carvão Ativado - Horbaach, 780mg, 180 Cápsulas
R$169,99
COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *